Perguntas Rastreabilidade / Sublotes no apontamento da produção

Mais
12 anos 5 dias atrás #12977 por andre_rocha
Amigos!

Esse meu problema vai completar aniversário. Preciso saber se isso é questão conceitual do sistema, pq se for vou ter que fazer uma gabiarra pra me atender.

O problema: preciso EU apontar o(s) lote(s) e sua(s) quantidade(s) do(s) componente(s) utilizado(s) na produção PARCIAL de uma OP.

Não posso utilizar o ajuste de empenho, pois este refere-se a OP e não ao apontamento de produção, logo, mesmo que eu já tivesse (e eu normalmente nao tenho) em estoque todos os lotes de todos os componentes daquela OP, o sistema escolheria automaticamente que lotes utilizar em cada producao.

Pensei em fazer requisicoes manuais, mas eu teria que calcular manualmente a quantidade do movimento de requisicao a fim de que não sobrassem quantidades nos lotes requisitados. Caso o usuario falhe nesse processo, na proxima requisicao teriamos dois lotes requisitados para a OP, o que daria ao sistema a escolha de qual lote utilizar, novamente incorrendo no problema elencado acima.

Pensei em "fatiar" a OP para cada apontamento de producao que eu preciso realizar, utilizando assim o ajuste de empenho para cada fatia e realizando sempre apontamento de producao total. Existe alguma rotina para isso?

Acredito que seja um problema de solucao simples, entretando tenho pesquisado exaustivamente e nao encontro nenhuma pista do que devo fazer.

Se alguem tiver alguma dica, eu agradeco muito.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #13281 por andre_rocha
Amigos,

Acho que é um problema conceitual, de fato. Até onde eu pude testar e pesquisar, a lógica de rastreabilidade do sistema funciona por Ordem de Produção, e não por apontamento de produção. Logo, meu problema não tem solução nativa no sistema, visto que eu preciso manipular os lotes e quantidades utilizados na produção parcial e o sistema não trata isso. O vínculo de lotes e quantidades utilizadas é pela Ordem de Produção, que por sua vez, pode ter vários eventos aleatórios de produção.

Acredito que essa lógica no sistema é falha, pois nunca será possível rastrear com exatidão os insumos / matéria prima utilizados na produção de um determinado lote, visto que o lote eh gerado a partir do evento de producao, enquanto que os lotes das MP's / insumos utilizados são relacionados a OP como um todo.

Se alguém tiver alguma idéia de como customizar o sistema de forma a corrigir esta lógica, por favor compartilhem. Caso eu consiga resolver o problema, trago a solução pra cá.

Um abraço.
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por andre_rocha.

Mais
11 anos 11 meses atrás #13840 por andre_rocha
O sistema tem sim solução pra isso. Ele amarra os lotes utilizados em cada evento de producao através da rotina "Assoc. Lote". O que eu fiz foi manter MV_REQAUT = 'D', utilizar os movimentos internos mod2 para requisitar os materiais para OP e associar esses movimentos ao apontamento de produção través da rotina "Assoc. Lote". Como isso é padrão aqui na empresa, utilizei um P.E. para chamar a rotina "Assoc. Lote" sempre que for gravada nova producao.

Mais
11 anos 10 meses atrás #15035 por andre_rocha
É...
É mesmo uma novela.

Descobri que a rotina Assoc. Lote só permite associar uma producao para cada (Sub)Lote de matéria-prima. Isso significa dizer que eu só posso produzir (apontar producao / SD3) com controle de rastreabilidade uma vez. Se eu tiver 10 eventos de producao e em todos eles eu associar a MP, só vai ficar o registro de associação para a última.

Eu quero crer que isso é falta de conhecimento minha. Alguém tem alguma idéia?

Tempo para a criação da página:0.104 segundos
Joomla templates by a4joomla